sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009


F-22 Raptor

Velocidade Máxima 2.500 km/h

Autonomia --- km

Peso (vazio/máximo) 27.200 kg

Comprimento 18,90 m

Envergadura 13,60 m

Altura 5,00 m

Armamento: Um canhão M61A2 Vulcan de 20mm

Motor: 2x Pratt & Whitney F119-P-100 - 15.000 kg de empuxo

Países operadores: Estados Unidos.

História
O projeto do ATF (Advanced Tactical Fighter - Caça Tático Avançado) foi concebido nos primeiros anos da administração Ronald Reagan como o avião que substituiria o F-15 como caça de primeira linha da USAF, no final dos anos 90.
Em 1969-70, antes mesmo do F-15, F-16 e A-10 entrarem em serviço, o TAC (Tactical Air Command - Comando Aéreo Tático) encomendou um estudo conhecido como TAC-85 para descobrir como os sucessores destes aviões pareceriam, resultando, em 1971, no projeto ATF. Naquele tempo o conceito do ATF ainda era muito vago, mesmo existindo planos para construção de dois desenhos diferentes em 1977-81, que foram cancelados por falta de fundos.
Por volta de 1976 começou a ser considerado o uso de tecnologia stealth e habilidade de vôo de cruzeiro supersônico, sem o pós-combustor. Sete empresas responderam ao pedido de confirmação de conceitos para o ATF, em setembro de 1983: Boeing, General Dynamics, Lockheed, McDonnell Douglas, Northrop e Rockwell. Foi iniciado um programa paralelo para a escolha do motor, chamado de JAFE. Os motores deveriam ser auto-iniciáveis, com equipamentos de checagem em terra autônomos, uma altíssima relação peso/potência e alta confiabilidade. Em setembro de 1983, a Pratt & Whitney, com o motor YF119 (PW5000 para o fabricante), e a General Electric, com o YF120 (GE37 para o fabricante), foram requisitadas para a construção de seus motores.
Ao chegar a fase final do programa, apenas dois protótipos haviam sobrevivido: o YF-22 Raptor, construído pela união de Lockheed/Boeing/General Dynamics, que voou pela primeira vez em 29 de setembro de 1990, e o YF-23 Black Widow II, da McDonnell Douglas/Northrop, fazendo seu vôo inaugural em 27 de agosto de 1990. O YF-22 saiu como vencedor em 23 de abril de 1991, junto com o motor YF119.
Extremamente avançado interna e externamente, o F-22 Raptor é otimizado para conseguir absoluta superioridade aérea, infiltrando-se no espaço aéreo inimigo e destruindo os oponentes antes mesmo de ser detectado. Serão compradas 442 unidades (750 anteriormente).

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