sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

F-18 Super Hornet
Dimensões: Motores/ Potência Comprimento: 18.3
Envergadura: 13.62
Altura:4.88
2 x motores F414-GE-400Potência total: 19954
Autonomia Peso vazio: 13387
KgPeso máximo/descolagem: 29932
KgNumero de suportes p/ armas: 11Capacidade de carga/armamento: 8050 KgTripulação
passageiros: 1/2
Velocidade Maxima: 1915 Km
hMáxima(nível do mar): 1250 Km/h De cruzeiro: 0
Km/hAutonomia standard /carregado : 1440 KmAutonomia máxima
leve 2346 Km.Altitude máxima: 15200 Metros

O A/F-18E/F ou «Super Hornet» é o resultado da necessidade de substituir o F-14 «Tomcat», cujos altos custos já tinham estado na origem da escolha do F/A-18 pela marinha norte-americana.A tentativa de adaptar o super-caça furtifo F-22 não resultou e a marinha teve necessidade de escolher rapidamente uma nova aeronave.Para substituir o F-14 a marinha dos Estados Unidos optou pela proposta do fabricante do F-18, para uma versão de maiores dimensões e em parte redesenhada, de forma a permitir não só cumprir as missões de superioridade aérea e defesa da frota que eram cumpridas pelo F-14, mas também para servir de aeronave de ataque, substituindo o A-6 «Intruder» e EA-6 «Prowler» de guerra electrónica.O F/A-18E/F surgiu assim como um avião para resolver todos os problemas de obsolescência de vários modelos, que a marinha dos Estados Unidos teve que resolver num determinado momento.Considerando as necessidades, o Super Hornet é considerado pelo fabricante um novo avião, que apenas partilha parte da estrutura comum com o F/A-18C/D. No entanto a aeronave parece continuar a ser a mesma, de tal forma que o olhar pouco treinado não consegue identificar as diferenças entre o novo «Super Hornet» e as versões anteriores.O radar do «novo» F/A-18 foi o AN/APG-73, um derivado do AN/APG-65 utilizado nos Hornet A/B/C/D.Block.IIO F/A-18E/F também tem sido objecto de constantes modernizações. De entre essas modernizações a mais significativa de todas ocorreu a partir de 2006, quando os Super Hornet passaram a ser equipados com o novo radar do tipo AESA modelo AN/APG79
Informação genérica: No final dos anos 60 a marinha dos Estados Unidos, previa utilizar o poderoso caça F-14 que substituiu o F-4 «Phantom» na funçao de aeronave de superioridade aérea, e ao mesmo tempo na função de aeronave de ataque, para substituir os F-4 Skyhawk e A-7 Corsair.Mas os problemas financeiros que envolveram o projecto, levaram a marinha a procurar uma solução mais barata porque começou a temer um aumento de custos de operação do F-14, o que inevitavelmente levaria (como levou) a uma redução do numero de aeronaves F-14 que sería possivel adquirir.Em meados dos anos 70 a Northrop competia com o seu YF-17 contra o projecto YF-16 da General Dynamics, com o objectivo de fornecer um caça ligeiro à Força Aérea dos Estados Unidos.Com a vitória do YF-16 (Caça F-16A/B) a Northrop e a NcDonnel Douglas desenvolveram uma versão do YF-17 adaptada para utilização a bordo de porta-aviões. Essa versão será conhecida como F-18 e será desenvolvida e construida pela McDonnel-Douglas.O F-18 é no entanto mais poderoso que o projecto inicial YF-17. Conta com dois motores, trem de aterragem muito mais resistente e maior capacidade pra transporte de armas. A aeronave foi redesenhada para permitir a operação a partir de porta-aviões, tendo sido efectuadas alterações como a incorporação de asas com extremidades dobráveis.Inicialmente considerou-se a possibilidade de operar duas versões diferentes da aeronave F-18 - uma aeronave destinada à função caça e o A-18 - Para missões de interdição, mas a solução de duas aeronaves não foi aceite pelo que foi resolvido conjugar as duas funções numa só aeronave que será conhecida como F/A-18.A versão F/A-18A com um lugar e a versão F/A-18B com dois lugares. As aeronaves entraram ao serviço nos Estados Unidos, e também em vários outros países.A versão F/A-18A/B, foi substituida pela versão F/A-18C/D e vários países optaram por efectuar modernizações aos seus F/A-18A/B para um padrão mais moderno que os aproxima dos modelos C/D.Com o fim da vida útil do caça F-14 «Tomcat», a marinha dos Estados Unidos decidiu adoptar o F-18 como o seu principal caça embarcado. Inicialmente previa-se a substituiçao do F-14 por uma versão naval do F-22«Raptor», o que foi julgado inviável. Como o projecto que levaria ao F-35 era ainda embrionário no final dos anos 90, foi decidido escolher a proposta da McDonnel Douglas para uma versão melhorada do Hornet.Nasce assim o Super Hornet que será designado F/A-18E/F.Trata-se de uma versão maior e mais poderosa do Hornet, inicialmente equipada com o radar AN/APG-73 que já tinha começado a ser instalado no F/A-18D. A partir de 2006 o «Super Hornet» passou a receber um moderno radar do tipo AESA.
Até ao momento, a última versão do F/A-18 foi escolhida pela marinha dos Estados Unidos e também pela Austrália.Espera-se que no futuro os Hornet ainda ao serviço, juntamente com o Super Hornet sejam substituidos pelo caça «Stealth» F-35C, a última das três versões do caça F-35 a ser desenvolvida.

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