sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

F-117 NigthThawk

Velocidade Máxima 1.100 km/h

Autonomia 1.100 km

Peso (vazio/máximo) 13.600/23.800 kg

Comprimento 20,00 m

Envergadura 13,20 m

Altura 3,80 m

Armamento: 2.300 kg de bombas e misseis ar-terra.

Motor: 2x General Electric F404-GE-F1D2 - 4.900 kg de empuxo

Países operadores: Estados Unidos.



História
O desenvolvimento do Lockheed F-117A Nighthawk começou no início dos anos 70, quando companhias aeroespaciais americanas foram contratadas para desenvolver projetos que enganassem os sistemas de radares e defesas anti-aéreas.
Em 1978, a Lockheed foi contratada para transformar seu demonstrador avançado, o HAVE BLUE, em uma aeronave operacional preparada para fazer ataque precisos. Usando a experiência adquirida com o U-2 Dragon Lady e o SR-71 Blackbird eles foram capazes de pôr o primeiro Stealth Fighter voando em 2 anos e meio. O Comando Aéreo Tático (TAC) recebeu o primeiro F-117A operacional em 1982. Essa aeronave emprega uma grande variedade de tecnologias para se disfarçar dos radares inimigos, principalmente materiais que transformam os sinais de radar em calor ou em pequenos campos eletromagnéticos. A forma facetada do avião desvia a reflexão do radar inimigo para outra direção, junto com um sistema de exaustão especial, que reduz a quantidade de calor emitida pelos motores.
O nome Stealth Fighter não justifica o uso desse avião, pois ele não possui capacidades para combates ar-ar e não contém defesas sistemas de defesa, como lançadores de partículas metalizadas. O piloto só confia na invisibilidade do avião e na própria noite para se defender das baterias anti-aéreas e de caças inimigos. O armamento usado é especial para ataques de precisão noturnos, estando equipado com FLIR e DLIR (visão infravermelha para à frente e abaixo do avião) funcionado para a detectar, "iluminar" e guiar as armas aos seus alvos.
O NightHawk é classificado como uma das aeronaves "negras" da USAF. O desenvolvimento e produção eram altamente secretos e foram feitos às escuras até 1988, quando USAF declarou que possuía aeronaves que enganavam os radares. Rumores dizem que, após essas declarações, foi dado livre acesso aos pilotos para voarem as aeronaves durante o dia. Na Guerra do Golfo os Nighthawks fizeram o ataque inicial, atingindo alvos vitais em Baghdad e importantes centros de defesas aéreas, assim abrindo caminho aos aviões convencionais. As 42 aeronaves operacionais voaram mais de 1.200 missões, durante quase 7.000 horas de vôo e lançaram mais de 2.000 toneladas de armamentos.
Sua fama de inatingível foi manchada durante as operações em Kosovo: um F-117A foi abatido por um MiG-21 e mísseis SAM, após a USAF quebrar uma das regras básicas do ataque aéreo: nunca voe na mesma rota. Todos os ataques feitos naquela região passavam pela mesma rota. O F-117A tinha sido avistado e os caças Fishbed voaram ao seu encontro. Um Nighthawk fora destruído

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